IRNAC - Instituto de Recuperação e Natação Água Cristalina

©2019 by IRNAC - Instituto de Recuperação e Natação Água Cristalina. Proudly created with Wix.com

Atendimento

Uma equipe dedicada de profissionais que estão aqui para tratar pessoas

Qual é o público-alvo do Instituto?

No Instituto Água Cristalina qualquer pessoa é bem-vinda, seja para participar de nossas atividades e eventos, seja para fazer uma visita. Nossos serviços de terapias aquáticas, no entanto, têm como público-alvo pessoas de baixa renda com algum tipo de deficiência, física ou intelectual, de qualquer idade.

Como funciona o atendimento?

Todo paciente do Instituto tem de realizar um cadastro e passar por uma avaliação medica que é realiada externamente (particular ou publica) e fisioterapeutica já no instituto, antes de participar das sessões de terapias aquáticas.

Nossa equipe de fisioterapeutas especializados conversa com o paciente e seu acompanhante, quando necessário, para entender as suas necessidades e encaminhá-lo para a atividade mais adequada.


Para a segurança do paciente, as terapias aquáticas do Instituto só são realizadas com base em um encaminhamento médico prévio, por isso a importância do pedido para o início imediato do tratamento. 


O atestado dermatológico também é obrigatório e deve conter o estado clínico do paciente, deixando claro que o mesmo está apto para praticar o serviço de terapia aquática. 


O atestado é uma proteção ao paciente e demais usuários da piscina do Instituto, pois algumas enfermidades podem ser transmitidas pela água.

Quem acompanha os pacientes na piscina?

Ao longo do tempo percebemos que a participação ativa nas terapias aquáticas de um acompanhante próximo do paciente potencializa os resultados. Foi sob os cuidados do Sr. Raymundo, pai de Mychelle e fundador do Instituto, que a filha passou a apresentar uma evolução significativa em seu tratamento. O carinho e a intimidade com o paciente fazem toda a diferença!


A recomendação, portanto, é que um familiar do paciente também participe das atividades na piscina. As sessões de terapias aquáticas só começam após a devida capacitação e orientação do acompanhante por parte da nossa equipe de fisioterapeutas especializados.


Entram na piscina os pacientes, seus acompanhantes, quando necessário, e ao menos dois fisioterapeutas especializados.

Qual a capacidade do Instituto? Quantas pessoas entram na piscina em cada sessão?

O Instituto tem capacidade para atender, mensalmente, cerca de 1200 a 2000 pacientes. Atualmente são atendidas pouco mais de 800 pessoas todo mês, incluindo as atividades do Núcleo de Convivência do Idoso (NCI). Isso porque apenas uma de nossas piscinas está em funcionamento. O Instituto tem procurado parcerias e doações para viabilizar a manutenção de outra piscina, já construída, o que permitiria o atendimento de mais 400 pessoas.


A piscina em uso do Instituto comporta até 1200 pessoas por sessão e após a avaliação médica os pacientes são encaminhados para um determinado dia e horário.

O paciente recebe alta em algum momento?

Em geral os pacientes do Instituto apresentam quadros clínicos sem cura e que exigem tratamento permanente até o fim da vida. Nosso objetivo, portanto, não é conceder alta aos pacientes, mas sim tratá-los da melhor maneira possível, elevando seu nível de bem-estar.


Com o passar do tempo, pacientes que apresentam menores dificuldades cognitivas e motoras podem tornar-se aptos a participar de outras atividades aquáticas que não só a Hidroterapia. Nestes casos, a equipe de fisioterapeutas especializados pode encaminhá-los para as sessões de Natação Adaptada ou de Hidroginástica.

Nosso convenio com o SUS determina que tenhamos a alta do paciente do sistema SUS, porém, mantemos os atendimentos deste paciente no instituto fora do sistema SUS. Assim o paciente não encerra seu tratamento, e continua sendo tratado no Instituto.

Quais são os horários de funcionamento de cada atividade?

Os horários e dias das sessões de terapias aquáticas são determinados no momento da avaliação fisioterapêutica pelo fisioterapeuta que irá encaminhar para o dia e horário que o paciente melhor se enquadre.