IRNAC - Instituto de Recuperação e Natação Água Cristalina

©2019 by IRNAC - Instituto de Recuperação e Natação Água Cristalina. Proudly created with Wix.com

Nossos Serviços

Orientação e cuidados personalizados

Hidroterapia

A Hidroterapia é utilizada como modalidade de reabilitação e possui uma longa história de sucesso no tratamento de pacientes com algum tipo de deficiência. A palavra hidroterapia é derivada do grego hydortherapia, que significa cura pela água. Os princípios físicos da água, que passam pela densidade, pressão hidrostática, até a capacidade de retenção e transmissão de calor, afetam beneficamente diversos sistemas homeostáticos do organismo humano. É possível sentir os efeitos fisiológicos nos pacientes logo após a imersão em nossas piscinas aquecidas e cuidadosamente tratadas com sal.

A atividade é realizada em grupo e o responsável ou acompanhante da pessoa com deficiência também entra na piscina, sendo orientado e auxiliado por um fisioterapeuta especializado. Assim, a relação entre pacientes, acompanhantes e fisioterapeutas vão alem da pratica  de exercícios, prezando pelo fortalecimento das relações interpessoal.

Os exercícios hidroterapêuticos são aplicados de acordo com a necessidade apresentada, avaliando-se as particularidades de cada paciente, suas possíveis contra-indicações e os cuidados a serem tomados. Utiliza-se o método de Bad Hagaz, Halliwik, Watsu, complementando-os com relaxamento, fortalecimento e alongamento globais, massagem com jato de água, mobilização articular, treino de equilíbrio estático e dinâmico, treino de marcha, propriocepção e estimulação sensorial, bem como a adequação tônica e postural, entre outros. Os exercícios podem ser realizados com o auxílio de materiais como alteres, flutuadores ou caneleiras, e os movimentos podem ser: ativo resistido, ativo livre, ativo assistido e passivo.

Natação Adaptada e Hidroginástica

Os exercícios aquáticos são conhecidos por sua aplicabilidade terapêutica, seja através da Natação Adaptada ou através da Hidroginástica, e têm mostrado inúmeros resultados benéficos, não só terapêuticos, como também de condicionamento físico. O maior benefício é o de poder adequar tanto a parte motora como a social dos pacientes, independentemente do grau de acometimento ou síndrome, possibilitando o indivíduo desenvolver todo seu potencial criativo e espontâneo.

Nosso atendimento é voltado principalmente às pessoas com deficiências físicas ou intelectuais, com o objetivo de lhes proporcionar bem-estar, reestabelecer sua autoconfiança e auxiliá-los na plena integração afetivo-social.

Núcleo de Convivência para o Idoso (NCI)

O Núcleo de Convivência para o Idoso (NCI)  é mais um projeto oferecido pelo instituto que atende cerca de 100 idosos de baixa renda diariamente. O principal objetivo desse projeto é desenvolver a autonomia e as relações; fortalecer vínculos familiares e de amizades e prevenir situações de risco social, por meio de atividades corporais, artesanais e socioeducativas de forma a contribuir para um processo de envelhecimento saudável e ativo.

Programa de Apoio às Famílias e Comunidades

São realizadas palestras periódicas com temas de interesse, integração das famílias por meio de eventos como bazares e festas de confraternização (Natal, Páscoa, entre outras datas comemorativas), bingos e visitas domiciliares para estudo de caso.

Padaria e Cursos

Cozinha com equipamentos de ponta, construída especialmente para realização de cursos de panificação, confeitaria e culinária com o objetivo de formação profissional e geração de renda extra para comunidade e a Instituição.
Periodicamente, na padaria do instituto, são produzidos e distribuídos pães e café com leite para as pessoas com deficiências e seus acompanhantes.
Foram ministrados alguns cursos de panificação, um deles em parceria com o Instituto Paradigma e outro com a participação do Núcleo de Convivência para o Idoso (NCI).